segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Africana pintura em Gesso

Técnica sobre gesso - Africana
Material básico:
Peça de gesso – Africana
Tinta acrílica fosca nas cores:
terra de siena queimada - os vasos
dark chocolate - a pele
laranja - os acessórios e barra do vestido
verde oliva - o vestido
camurça - a base
avelã – parte inferior da base
Gel envelhecedor marrom madeira – para envelhecer a parte pintada de camurça (base)
Cera ouro (sugestão: goldfix- ouro pálido) – para todo o acabamento
Pinceis do tipo chato e macio
Pincel chanfrado para facilitar áreas de difícil acesso
Pincel filete número 00 para detalhes
Passo a passo:
Por se tratar de uma técnica rústica não há necessidade de lixar a peça, a menos que haja imperfeições muito visíveis, além disso, por estarmos trabalhando com cores fortes não é preciso impermeabilizar a peça antes da pintura.
Assim pinte toda a pele da Africana de dark chocolate e em seguida as outras partes de acordo com sua preferência de cores, minha sugestão para essa peça são as cores a cima. Aguarde secagem.
Em seguida, com as pontas dos dedos indicador e polegar pegue uma pequena quantidade de cera ouro, espalhe-a entre eles (tire o excesso se necessário) e passe levemente apenas nos relevos da peça. Faça esse movimento por toda a peça, e muita atenção para a pele pois ela deve ficar com um toque muito suave do dourado.
Dicas: Se a peça for muito lisa crie efeitos:
- cole com termolina leitosa o guardanapo branco amassado (as películas brancas que normalmente desprezamos do guardanapo para decoupagem) permitindo que ele fique enrugado, aguarde secagem pinte com a cor de sua preferência deixe secar novamente e passe a cera para que ela valorize os detalhes. Além do guardanapo branco, pode se usar gaze, juta, tecido, pasta de modelagem... e o próprio guardanapo estampado para decoupagem, ou seja, a película pigmentada.

Nenhum comentário: