terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como pintar laranja


Para este passo a passo, o que você precisa saber: Como pintar formas redondas e como pintar folhas. Se não sabe, veja no marcador "Como pintar".

Material: Pincéis de pelo de porco, lixados, números 04, 12 e 14. Pincel redondo, pelo de marta,  número 0.
Tinta para tecido Acrilex, nas cores amarelo ouro, marfim, verde pistache, sépia, cerâmica (laranja), verde oliva, verde pinheiro, cerâmica, verde pistache, marfim, amarelo ouro (folhas), sépia (ou cerâmica misturada com verde oliva), marfim, verde oliva (galho e raminhos).

Observação: embora o tecido pareça azul, é branco. Dependendo se pinto de manhã ou à tarde, as cores pintadas não mudam muito, mas o branco do tecido varia do azul ao rosa claro. Não entendo de fotografia. Não sei como resolver esse problema de iluminação. Por enquanto, fica assim.  Vamos ao exercício...

Com o pincel número 14, comecei com uma mistura de amarelo ouro e marfim, fazendo as áreas claras da laranja.

Observe que deixei, ao redor do local onde o cabinho se encaixa, um pouquinho mais claro, porque a laranja não é bem redondinha, ela é achatada nessa região.

De baixo para cima, comecei a pintar a região mais escura da laranja, misturando cerâmica com amarelo ouro.
 

Acentuei a sombra com cerâmica e, com o verde pistache, comecei a sombrear a região mais esverdeada da fruta. Com as sobras de tinta que estavam no prato (verde pistache e um tiquinho de cerâmica), fiz um sombreado leve ao redor de onde se encaixa o cabinho. Usei o pincel número 04.

Acentuei mais algumas regiões com o verde pistache.

Fiz a região onde encaixa o cabinho com sépia e marfim (poderia ter usado verde oliva com cerâmica).  Fiz o brilho da laranja com marfim. Note que há brilho na região ao redor de onde se encaixa o cabinho. Se possível, tenha por perto laranjas de verdade. Observe as áreas onde há brilho.

Reforcei as sombras com cerâmica e  também reforcei, com verde pistache,  as bordas da área esverdeada.
Com o pincel número 12, fiz a folha, usando verde oliva para sombra e verde pistache, amarelo ouro e marfim para luz. Misturo as tintas no pincel. Dou uma pincelada na beira do prato e, se a cor me agrada, levo o pincel ao tecido. Se ficou escuro, passo o pincel nas cores mais claras. Se ficou muito claro, pego um pouco mais de tinta mais escura. Não faço uma mistura uniforme de cores.

Continuei pintando as folhas, variando as cores para sombra (verde pinheiro ou verde oliva misturados com cerâmica). Cheguei a usar o verde pinheiro com azul marinho numa das folhas, mas não gostei muito, então não usei mais o azul marinho. Para áreas mais claras das folhas, variei as misturas  entre verde pistache, amarelo ouro e marfim, sempre pintando com o pincel em pé sobre o tecido.



Sobre a pintura de folhas: Depois que a gente memoriza e treina o esquema SL-SL (sombra, luz, sombra, luz, ensinado na postagem "Como pintar folhas") tantas e tantas vezes que, só de ver um risco, já consegue vizualizar onde vai colocar luz e sombra, naturalmente a gente começa a buscar variações, faz experiências, vai testando possibilidades e descobrindo o que mais nos agrada.

Depois que pintei as folhas, fiz a sombra para o galho (pincel número 04) e os raminhos  (pincel número 0) com restinhos de tinta verde oliva e cerâmica que estavam no prato.

Iluminei o galho com marfim, reforcei um tiquinho o brilho da laranja e retoquei alguns pontos de luz e sombra. Enquanto a tinta está molhada, é possível ajustar pequenos detalhes. E pronto, aqui está a pintura acabada.

Nenhum comentário: