segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Tecnica de Craquele em Prato de vidro!

Vamos ao passo a passo:

Compre prato Duralex transparente,limpe bem com alcool e procure não deixar marca de dedos no fundo dele .Apoie o prato {com o fundo virado para cima}sobre uma superficie com plastico,é mais facil de tirar caso escorra tinta ou verniz. Passe um mão de Verniz Vitral Incolor da Gato Preto em todo ele.Recorte um guardanapo de seu agrado,tire as folhinhas transparentes e coloque encima do prato,não esqueça com a parte da estampa virada para baixo.pegue um pincel com verniz vitral e passe delicadamente encima do guardanapo,para ajeitá-lo   melhor e colar bem.Espere secar.
Aqui tem um pulo do gato,que só apreendi depois de fazer muito prato...
Depois que a gravura secou,passe Tinta branca ,pode ser PVA,somente encima de toda a gravura,para que depois a cor da tinta craquelê que você escolher não interfira no guardanapo.Espere secar.
Escolha as tintas da cor que combine com sua gravura.Sempre Tinta Craquelê da Gato Preto.Mexa bem a tinta com um palito antes de usa-la.Coloque as cores escolhidas separadamente em um potinho.Pegue uma esponja (de maquiagem) molhe na tinta e vá dando batidinhas no prato  de forma a cobrir tudo,procure não sobrepor a tinta.Aguarde 2 horas de secagem ou pode secar com o secador,eu prefiro deixar secar naturalmente.achoque com o secador  o craquelê fica muito grande..
Faça uma mistura de Goma laca incolor e purpurina ouro rico,aplique no verso de todo o prato.espere secar.Se você não gostou do acabamento das bordas,pegue um pano limpo com álcool  e passe delicadamente até remover os excessos,depois reaplique a goma laca se precisar.Fica perfeito.Agora deixe secar bem....Finalize com uma demão de Verniz Geral .
Lembre-se o prato só é trabalhado no fundo,assim a gente pode depositar frutas secas ou qualquer outro tipo de alimento (mas só coisas secas) porque depois não dá para colocar embaixo da torneira,o máximo é limpar com um pano.Ou deixa-lo para decoração  em um suporte.
Caso você queira fazer uma composiçãoe usa-lo na parede,prenda um triangulo (daqueles usados nos quadros) com durepox,deixe secar bem, e faça o acabamento com
A  mesma goma laca com purpurina.

Nenhum comentário: