terça-feira, 16 de novembro de 2010

Passo a passo - Como pintar amor perfeito



A novidade é que meu marido fez uma marquinha para as imagens do blog. Estou feliz da vida. Tão linda! Adorei!    =D

Bom, vamos para o estudo: Para este passo a passo, usei pincéis da Tigre, ref. 815 (cabo amarelo), nº 12, 10 e 2; pincel redondo, da Acrilex, ref. 062, nº0.

Tintas Acrilex, nas cores:
Vermelho vivo, amarelo ouro, amarelo limão, jacarandá, preto, branco (flor vermelha);
Azul turquesa, azul marinho, amarelo limão, branco e preto (flor azul  e botão);
Verde pinheiro, amarelo ouro e branco (sépalas e caule do botão);
Amarelo ouro, laranja, jacarandá, branco, preto (flor amarela);
Verde pinheiro, sépia e jacarandá (fundo mais escuro, entre as flores); verde pinheiro e  jacarandá  para as áreas mais claras do fundo;
Miosótis em branco, miolinho em amarelo ouro com sombra em jacarandá;
Verde pinheiro, jacarandá, amarelo ouro e branco (folhas).

O espaço que eu tinha era quadrado, então procurei um risco que coubesse em 20x20 cm. Como não achei, desenhei o risco da seguinte maneira: O amor perfeito tem cinco pétalas. As linhas que aparecem na imagem abaixo são uma referência para marcar o centro de cada pétala. Desta forma, é possível estabelecer aproximadamente o tamanho da flor.

Ao redor de cada linha, fiz o esboço da pétala. Para corrigir alguns traços, usei uma borracha Limpa Tipo, da Faber Castell. É uma borracha cinza, que parece massinha de modelar.

 O risco final ficou assim. Eu pensei em fazer o amor perfeito amarelo de lado, como no esboço,  mas depois mudei de ideia.

Comecei pela flor vermelha. Fiz o miolinho com amarelo limão (na flor amarela, usei laranja). Fiz a área vermelha, levando o pincel de dentro para fora e, com amarelo ouro, fiz as pontas das pétalas, de fora para dentro. Depois, com a cor jacarandá e pincel redondo nº 0, fiz as estrias escuras. Sobre o jacarandá, em risquinhos mais curtos, usei o preto.
Na segunda imagem, veja que deixei o espaço em branco de propósito, porque é onde se encaixa o "telhado de casinha" branco, característico do amor perfeito. Se a gente pinta esta área com a cor da flor, é mais difícil depois conseguir que fique bem branquinho e destacado.
Só depois de haver feito este e outro exercício é que me dei conta de que este "telhadinho branco" faz parte das duas pétalas laterais. Por isso é importante ter um exemplar real por perto (eu não tinha). Com certeza, saber disso me dará uma compreensão melhor do formato da flor em próximas pinturas.


Aqui está a flor pronta. Repare que, abaixo do "telhadinho branco" fiz uma sombra em preto. Também reforcei as sombras nas laterais com jacarandá, para deixar a pétala principal mais côncava.
 

Para as flores azul e amarela, segui a mesma sequência, apenas com outras cores. Pincelei com a cor escura de dentro para fora. Não lavei o pincel, só limpei no pano e peguei a  cor mais clara,  pincelando de fora para dentro. Veja na foto abaixo o aspecto do pincel, que está com branco na ponta e azul na área próxima à virola (a parte de metal). Usar uma cor com  restinhos de outra no pincel proporciona uma passagem suave entre as duas cores. Fiz a mesma coisa com o vermelho e o amarelo, na flor vermelha, e com amarelo e o branco,  na flor amarela.

Na pétala principal, pincelei com a cor azul de dentro para fora e fiz as marquinhas azuis nas bordas, com leves toques do pincel, direcionando-o de fora para dentro.
As dobras das pétalas seguem o princípio de sombra e luz, como nas folhas (ver postagem "Como pintar folhas").


Para pintar as folhas, fiz as áreas de sombra (verde pinheiro misturado a um pouquinho de jacarandá), depois pintei as áreas de meio tom (amarelo ouro misturado ao verde pinheiro) e acrescentei luz (branco).



Para a folha clarinha não usei amarelo ouro, somente restinhos de tinta da pintura do fundo para fazer as sombras e branco para a luz.
  

 Para ver a sequência completa de fotos da pintura, clique no link:

Youtube - passo a passo - amor perfeito

No exercício abaixo, também fiz o risco no tecido, como no passo a passo. Experimentei o branco metálico, da Acrilex, misturado às cores das flores. Gostei do efeito brilhante. Acho que deve ficar bonito em toalhas de banho e peças para lavabo. Usei os mesmos pincéis do passo a  passo, com as seguintes cores:
Branco metálico, branco, azul turquesa, violeta cobalto, amarelo limão, azul marinho e preto (flores);
Verde oliva, verde pistache, amarelo limão e branco (folhas);
Verde oliva, sépia, cinza lunar e branco (fundo).
 .
Sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Uma dica de passo a passo para princicipantes está no link abaixo. É um passo a passo simples e o resultado é muito gracioso.
http://www.betharte.com/2007/11/03/pintura-em-tecido-passo-a-passo-amor-perfeito/

 Terça-feira, 19 de outubro de 2010

Este risco foi um presente da Anália, do blog Art'sAnalia. Achei um presente lindo. Obrigada, Anália.  :D
Dei uma mexidinha no risco.

Guia de cores:
Flores e botões: Vermelho vivo, laranja, amarelo ouro, amarelo limão, vinho, púrpura, preto e marfim.
Folhas: Verde pinheiro, verde oliva, marfim.
Miosótis: Azul turquesa, púrpura e branco (miolinhos em amarelo ouro)

Para pegar o risco, é só clicar aqui e ir para o blog da Anália: Risco do amor perfeito

.

Nenhum comentário: