terça-feira, 16 de novembro de 2010

Miosótis - flores de fundo

 Na postagem "Cerejas - estudo básico", eu falei sobre luz, meio tom e sombra. Mas nem sempre pintamos nessa ordem. Por exemplo, para fazer aquelas manchas com florzinhas que dão um toque tão delicado às pinturas, a gente começa fazendo a sombra, o lugar onde haverá mais destaque das florzinhas. Depois a  gente faz o meio tom nas bordas dessa mancha, estendendo-o na direção que desejarmos ,para dar ideia de distância em relação à região mais escura da mancha. A luz são as próprias florzinhas.

Sombra (azul cobalto + púrpura)



Os miosótis têm cinco pétalas, mas normalmente eu faço só quatro. Aqui vou fazer cinco. Eu faço uma flor principal. Observe a colocação das pétalas, pintadas de fora para dentro.



Para pintar flores, eu costumo imaginar os gomos da parte interna de um guarda-chuva aberto. Assim eu consigo visualizar a posição das pétalas para que elas se encontrem no miolo da flor.



Com o pincel ainda sujo de branco, eu vou ao azul e ao púrpura e pinto as flores nas bordas, menores e  mais juntinhas, só insinuando a sua forma. Lavo o pincel sempre que precisar fazer as flores mais destacadas, só com o branco.





Para finalizar, faço o miolinho das flores. Neste estudo usei amarelo ouro para luz e fiz a sombra com  a cor caramelo. Não só a posição das pétalas, mas a luz do miolinho aponta para onde a flor está "olhando". Assim a gente sabe onde colocar a luz e a sombra do miolinho. ;)

 Obs.: No  marcador "Maçã vermelha" há outra técnica para se pintar flores de fundo.

Nenhum comentário: