terça-feira, 16 de novembro de 2010


Como pintar uva vermelha


Risco. Proporção 2x2 cm. O original tem 18x18 cm.

Pincéis Tigre Ref. 815, nº 10 e 2; pincel redondo Tigre Ref. 308, nº 4.
Tintas Acrilex, nas cores: caramelo, vermelho escarlate (meio tom), vinho (sombra), marfim, branco e azul cerúleo (luz). Para as folhas: verde oliva e caramelo (sombra) verde pistache (meio tom) e marfim (luz).
Neste exercício, como as uvas são maiores e poucas, vou fazer uma de cada vez. Fiz uma base com caramelo e vermelho escarlate, misturadas no pincel.

Vou fazer esta uva devagar, para você acompanhar. Com o verde oliva e um pouquinho de marfim, fiz a parte de cima da uva, onde vai se encaixar o cabinho. A uva rubi às vezes tem uma parte mais verdinha, como esta.

Com o marfim, marque a área mais iluminada. Dica: Não esfregue o marfim, deposite a tinta onde você quer iluminar e, com um pincel limpo, "amasse" a tinta sobre o tecido, para que mescle com a camada de baixo, mas sem esfregar.

Amasse as bordas, para não deixar marcas. Não queremos estrias, queremos manchas. Fica assim.

Com o verde oliva misturado ao vinho, num tom bem escuro, faça o cabinho. Ilumine com verde oliva puro e marfim.

Com  branco misturado ao azul cerúleo, bem clarinho, faça uma meia lua próxima à borda. Com o branco faça o brilho. Com um pincel limpo, "amasse" a meia lua em azul. Eu deixei para fazer isso depois de pintar todas as uvas, atendi ao telefone e, quando voltei, a tinta já estava seca... Pois, é... Mas, vamos continuar e depois voltamos ao assunto...

Fiz mais uma uva verde.  Pinte as outras uvas com ou sem o verde, eu preferi fazer sem. Use vinho para sombrear as regiões entre as uvas


Para esta folha, faça a borda com as cores verde oliva e caramelo misturadas no pincel.

Com o verde pistache, faça o meio tom.

Ilumine com marfim e faça as nervuras com um pincel redondo Nº 3.

A outra folha é bem fácil. Você se lembra do esquema SL-SL, explicado na postagem "Como pintar folhas"? Aqui estão só as áreas com sombra.

Acrescente a luz,  mais um retoque na outra folha e pronto, mais um exercício finalizado.  :)

E como fica a aquela conversa de "amassar" a luz azul? Fiz o exemplo abaixo rapidinho, com as mesmas cores utilizadas no exercício anterior (sem verde). Como neste exemplo as uvas estão bem juntinhas, fiz uma mancha inteira em caramelo e vermelho escarlate. Não misture a tinta no prato, misture no pincel, deixando algumas áreas com mais vermelho e outras com mais caramelo. Com o marfim, fazendo uma meia lua, marquei a divisão entre as uvas (amasse o marfim, tá?). Com a cor vinho fiz as sombras. Depois fiz, nas bordas das uvas, a luz azulada e "amassei". Viu como ficou mais suave que no exercício anterior? Um pinguinho de branco para o brilho e, agora sim, acabei.  :))

Para abrir vídeo do Youtube com mais fotos deste passo a passo : Clique aqui.

Sexta-feira, 3 de setembro de 2010. Exercício 1 - As cores são as mesmas  usadas no exercício anterior, mais siena natural e cinza lunar para o fundo e sépia nas folhas e sombras da pera. As frutas ficaram meio "no ar". Preciso observar isso no próximo exercício. Fiz o exercício com frutas que já foram estudadas aqui no blog. Gostei das folhas :) 


 Risco do exercício 1. Proporção 3x4 cm. O original tem 18x24 cm.
Dica: Para fazer o risco de um cacho de uvas , faça uma bolinha e umas seis bolinhas ao redor, como se fossem pétalas de flor. Ao redor delas, vá acrescentando mais bolinhas e formando o cacho de uvas na direção desejada. Perceba como no risco,aparece, no centro do cacho, a "flor". Na pintura ela desaparece, por causa do volume que se dá às uvas e também porque a gente vai mudando uma uva aqui e outra ali, quando se pinta fazendo uma mancha e delineando as uvas com com sombra e luz.

Dei uma reforçada na parte de baixo, com verde oliva e sépia, para "assentar" as frutas. Melhorou um pouquinho, mas elas ainda estão no ar. As correções acabam por aqui e este exercício também. :)

.

Nenhum comentário: